A.H. de Oliveira Marques - Portugal – Alemanha – África do Imperialismo Colonial ao Imperialismo Político. PDF

PDF ANTÓNIO HENRIQUE DE OLIVEIRA MARQUES nasceu no Estoril, a 23 de Agosto de 1933. Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas e doutorou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi Assistente daquela Faculdade e, de 1965 a 1970, Professor em diversas universidades norte-americanas. Em Novembro de 1974, foi nomeado director da Biblioteca Nacional, cargo que deixou de exercer um ano mais tarde. Em Julho de 1976, foi nomeado professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa e, em Novembro de 1977, Presidente da Comissão Instaladora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da mesma Universidade, funções que desempenhou durante três anos. Posteriormente, exerceu durante vários anos o cargo de Presidente do Conselho Científico da referida instituição.

O número total das suas obras de tomo ultrapassa os 60 volumes. A colaboração com artigos, em revistas, dicionários e enciclopédias, ultrapassa o milhar. Proferiu numerosas conferências em universidades da Europa, Estados Unidos, Brasil e Argentina, sendo hoje considerado um dos grandes especialistas em História da Idade Média Portuguesa, como mostra a sua notável produção, de onde se salientam as seguintes obras: Hansa e Portugal na Idade Média (1959), Introdução histórica da agricultura em Portugal (1968), A sociedade medieval portuguesa (1964), Ensaios de história medieval portuguesa (1965), Novos ensaios de história medieval portuguesa (1988), Portugal na crise dos séculos XIV e XV (1987) e colaboração abundante no Dicionário de História de Portugal, dirigido por Joel Serrão. Deixou também uma obra vasta e fundamental sobre a República e a Maçonaria, de que destacamos: A primeira República Portuguesa (1972), A I República Portuguesa: alguns aspectos estruturais (1980), Guia de história da 1.ª República (1981), Ensaios de história da I República (1988), A Maçonaria portuguesa e o Estado Novo (1974), Dicionário de Maçonaria portuguesa (1986), História da Maçonaria em Portugal (1990-), Ensaios de Maçonaria, bem como diversas obras sobre Afonso Costa.

Faleceu em Lisboa, a 23 de Janeiro de 2007.

Tags: download, a.h. de oliveira marques, ebook, pdf, portugal – alemanha – África do imperialismo colonial ao imperialismo político

download A.H. de Oliveira Marques Portugal – Alemanha – África do Imperialismo Colonial ao Imperialismo Político PDF

Download from mirrors