Hugo Pratt - Saint-Exupéry . PDF

PDF

“Saint-Exupéry O Último Voo” editado em Portugal pela Meribérica/Liber Editores, Lda. em 1995 tem uma primeira introdução escrita pelo escritor italiano Umberto Eco – sobre o “encontro” entre Saint-Exupéry e Hugo Pratt. “Ou seja: Mais cedo ou mais tarde, Saint-Exupéry e Pratt teriam de encontrar-se”. Esta história de Pratt “não é uma reconstrução da sua obra, é uma interpretação fantástica da sua vida.”
Como segunda introdução, Frédéric d´Agay, escreve um brilhante ensaio sobre a vida e a obra de Antoine de Saint-Exupéry, prematuramente desaparecido aos 44 anos de idade.
“Saint-Exupéry O Último Voo” ficciona os últimos minutos da vida do escritor e piloto de aviação Antoine de Saint-Exupéry (29 Junho 1900 – 31 Julho 1944) começando às 11 h 54 m do dia 31/7/1944 com o avião Lightning P38 francês F5 nº 223 proveniente de Chambéry e que sobrevoa o céu de Castellane, a 6.500 metros de altitude, em direcção ao Mar Mediterrâneo…
Nos minutos seguintes Saint-Exupéry recorda a sua mãe, que já não vê há quatro anos, a senhora Consuelo Carrillo, que se tornaria sua esposa, o seu irmão Françoise, de quem sente a falta, a sua irmã Simone, e outros homens e mulheres, mas também surge “Principezinho” num diálogo imaginário com o seu criador – “Eh, Antoine… vieste até cá para ver o pôr-do-sol?
- Mas… o que é que estás ainda aí a fazer?
- Por favor, desenha-me outra vez uma ovelha.
- Já te desenhei uma da última vez…
- A outra foi-se embora com uma estrela…
- Foi-se embora com uma estrela? O que é quer isso dizer?... Eu nunca escrevi isso… Eh, “Principezinho”, para onde vais?”
Hugo Pratt escreve e desenha, com cores suaves, uma obra poética, entre personagens reais e personagens imaginárias, entre a realidade e o sonho, sobre os últimos minutos da vida de Saint-Exupéry, que perseguido por dois aviões alemães, às 12 h 06 m do dia 31/7/1944, uma segunda-feira Saint-Exupéry ouve um “ratttrattt!!” “O que me está a acontecer? Ficou tudo negro!...”
Um livro de banda desenhada para que gosta de Hugo Pratt e para quem adorou o “Principezinho” e o seu “criador” Saint-Exupéry.

Tags: download, hugo pratt, ebook, pdf, saint-exupéry

download Hugo Pratt Saint-Exupéry  PDF

Download from mirrors